terça-feira, 14 de agosto de 2007

texto desconectados, reflexões

O artigo da revista veja escrito por Camila Antunes, demonstra uma visão superficial da utilização do computador, das sua contribuições na vida do indivíduo em sociedade e sobretudo do seu uso nas escolas demostrando somente desvantagens de uma forma preconceituosa.
Na aula de hoje foi possível perceber que ainda existe muitas inquietações sobre o uso do computador, não só na nossa vida cotidiana, mas tb em sala de aula. Acredito que o que realmente seja necessário é uma conscientização sobre o uso do computador que perpassa pela educação, ou seja é preciso saber o que está se utilizando, para que finalidade, como utilizar, por que utilizar. Desse modo, não se pode negar a importância da formação de professores nesta área a fim de que os mesmos possam conceber uma gama de conhecimentos capaz de torná-los aptos a ensinar efetivamente os alunos a relacionarem-se melhor com o computador e dessa forma favorecer a educação através de outras alternativas de ensino. Não creio que o computador seja um erro nas escolas, ou seja que prejudique a aprendizagem do aluno, pelo contrário é um meio que o possibilita a se "expandir" e que favarece seu desenvolvimento global.
Após esta discussão acho que poderiá-mos pensar sobre o papel da escola, será que ela deve restingir-se somente aos conteúdos curriculares? ou preparar o aluno para vida?Através desta discussão em sala amadureci um pouco mais sobre alguns conceitos e isso é bastante relevante para mim, pois me possibilita está, a cada dia, mais familiarizada com as novas tecnologias. Por tanto, penso que ao invés de alimentarmos preconceitos devemos nos permitir a conhecer e mais do que conhecer, sabermos utilizar este conhecimento.

Nenhum comentário: