terça-feira, 25 de setembro de 2007

Texto: A nova relação com o saber/ entrevista no Roda Viva

Pierre Levy, através do seu texto, A nova relação com o saber, nos permite refletir a respeito da forma como adquirimos o conhecimento, ontem e hoje. Segundo Levy, o saber ou o conhecimento antigamente podia ser associado à grandes fronteiras, barreiras intransponíveis, o qual nem todos tinham acesso, na verdade só uma minoria. Com a “ampliação” do mundo, através dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a humanidade passa a ter uma nova relação com o saber e desse modo, o acesso ao conhecimento amplia-se também. Desde o surgimento da escrita, a humanidade passou a ter um tipo de relacionamento com o saber e com o passar dos tempos esse relacionamento foi se aprimorando, perpassando pelo surgimento da impressão da biblioteca e atualmente temos o ciberespaço, que é a interconexão dos computadores no planeta. Assim, essa nova relação com o saber nos permite condensar, com mais rapidez, um grande fluxo de conhecimento, e o que é melhor, todos podem ter acesso, sem barreira e sem fronteiras. Com ajuda deste suporte de comunicação nos é permitido visualizar novos gêneros de conhecimento favorecendo o desenvolvimento de nossa inteligência e da nossa capacidade de memória. Assim, o autor enfatiza que faz se necessário que a educação caminhe junto com este desenvolvimento. Acredito que este seja um dos desafios desta instituição, a qual pode ser sem dúvida fortemente favorecida.
Associando este texto ao vídeo que assistimos na sala, a entrevista no programa Roda Viva com o filósofo Michel Mier, que nos mostra que a humanidade está hoje inserida em um contexto de globalização, não há mais um conceito puro, ou seja, somos todos mestiços, em todos os sentidos. Por tudo isso, a educação tem o direito-dever de estar contida neste contexto, acompanhando todas as mutações do conhecimento no sentido de melhor animar a inteligência coletiva, pois, senão estará colaborando com o analfabetismo digital.

Nenhum comentário: